segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Beber água tônica evita câimbra...Verdade ou Mito?

Os mitos surgiram de questionamentos como, por exemplo: “Será que isso faz mal?”, “Será que determinado alimento ou bebida gera algum efeito?” e com o mito em questão não foi diferente. Devido à freqüente ocorrência de câimbras nos mais variados âmbitos sociais, a crença popular tratou de criar alguns métodos na tentativa de evitar essas dores musculares, e esses tornaram se verdadeiros mitos na área da saúde. Dentre eles podemos citar a ingestão de banana ou ainda a consumo excessivo de água para prevenir câimbras, porém o nosso enfoque estará sobre a ingestão de água tônica para o mesmo fim. 

O que são câimbras musculares?  
Segundo Stern Lz, Bernick C. câimbras musculares são definidas como contrações involuntárias dolorosas de um músculo ou de grupo muscular.  Elas atacam repentinamente e tendem a se tornar mais frequentes de acordo com a idade. Popularmente, acredita-se que beber água tônica ajuda na prevenção dessas dolorosas contrações e no presente artigo esse mito será desvendado.1 

O que é água tônica? 
É um refrigerante cuja fabricação utiliza quinino como flavorizante (substância ou mistura que dá sabor característico a um alimento ou medicamento). Quinino, por sua vez, é uma substância que ocorre naturalmente na casca da árvore cinchona, que é uma espécie de planta que cresce na América do Sul.2
O quinino possui sabor amargo e vale ressaltar que, apesar de o refrigerante em questão ter surgido primeiramente como remédio, o mesmo não apresenta quantidade suficiente dessa substância a ponto de apresentar propriedades farmacológicas, sendo utilizado no tratamento de doenças como a malária.3
Cinchona pubescens rublaceae
Alguns estudos foram realizados para comprovar a veracidade do uso no quinino com a finalidade de precaver câimbras: 

Segundo um estudo realizado pelos pesquisadores A. WARBURTON, J. P. ROYSTON, C. J. A. O'NEILL, P. W. NICHOLSON, R. D. JEE, M. J. DENHAM, S. M. DOBBS & R. J. DOBBS foi constatado que a dose tradicional de quinino à noite, aproximadamente 300mg, não provoca uma redução significativa na gravidade das câimbras e que para tal efeito ser alcançado seria necessário que a dose da substância fosse maior. Porém, uma dose maior do que a tradicional pode induzir efeitos adversos dentre os quais o mais conhecido é o cinchonismo - uma síndrome cujos sintomas são: perda auditiva, distúrbios visuais, vertigem, náuseas, dor de cabeça e diarréia.4  

Os pesquisadores Malcolm Man-Son-Hing, MD, MSc, George Wells, MSc, PhD, e Anita Lau realizaram um outro estudo que demonstrou  que o benefício do uso do quinino para o tratamento de caimbras não é tão grande, pois para tornar se eficaz é necessário uma dosagem específica de quinino que poderá causar efeitos colaterais. A terapia não-farmacológica (passiva, por exemplo, regular de alongamento do músculo afetado) foi considerada o melhor tratamento de primeira linha.5

Por fim, pode se concluir que mitologicamente a água tônica é associada ao tratamento de câimbra muscular. Porém, mesmo que esse tipo de refrigerante contenha quinino - uma substância que pode ser usada no tratamento de câimbras, mas que para ser eficaz pode induzir efeitos colaterais, como já citado - a maioria das marcas de água tônica contém menos de 1% do volume de quinino necessário para o uso terapêutico. Em suma, pode se afirmar que a água tônica não previne câimbras e por esse motivo daremos algumas dicas de como agir diante dessas dolorosas contrações. 

Fica a dica...6
  • Previna as câimbras:
1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;
2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida esportiva;
3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.
  • Soluções rápidas quando as câimbras aparecerem durante um exercício ou, tome as seguintes medidas:
1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.
2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área.
3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.


Bibliografia
1- Stern Lz, Bernick C. Editors In: Walker HK, Hall WD, Hurst JW, editors. Muscle Cramps. Source Clinical Methods: The History, Physical, and Laboratory Examinations. 3rd edition. Boston: Butterworths; 1990. Chapter 53.
2- FDA Focuses on Off-Label Uses of Quinine. Quinine Sulfate Side effects. Disponível em: < http://www.resource4thepeople.com/defectivedrugs/quinine.html >
3- LOUBACK, Artur Do que é feita a água tônica? Revista Mundo Estranho Disponível em: < http://mundoestranho.abril.com.br/materia/do-que-e-feita-a-agua-tonica >
4- A Warburton, J P Royston, C J O'Neill, P W Nicholson, R D Jee, M J Denham, S M Dobbs, and R J Dobbs, A quinine a day keeps the leg cramps away? Br J Clin Pharmacol. 1987 April;
5- Malcolm Man-Son-Hing, MD, MSc, George Wells, MSc, PhD, and Anita Lau. Quinine for Nocturnal Leg Cramps A Meta-Analysis Including Unpublished Data. J Gen Intern Med. 1998 September.
6- Bergeron, M. Heat Cramps During Tennis: A Case Report. International Journal of Sport Nutrition 6:62-68, 199.









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