segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Beber água tônica evita câimbra...Verdade ou Mito?

Os mitos surgiram de questionamentos como, por exemplo: “Será que isso faz mal?”, “Será que determinado alimento ou bebida gera algum efeito?” e com o mito em questão não foi diferente. Devido à frequente ocorrência de câimbras nos mais variados âmbitos sociais, a crença popular tratou de criar alguns métodos na tentativa de evitar essas dores musculares, e esses tornaram-se verdadeiros mitos na área da saúde. Dentre eles podemos citar a ingestão de banana ou ainda o consumo excessivo de água para prevenir câimbras, porém o nosso enfoque estará sobre a ingestão de água tônica para o mesmo fim.
 
Câimbras musculares são contrações involuntárias dolorosas de um músculo ou de grupo muscular.  Elas atacam repentinamente e tendem a se tornar mais frequentes de acordo com a idade. Popularmente, acredita-se que beber água tônica ajuda na prevenção dessas dolorosas contrações e no presente artigo esse mito será desvendado.
Água tônica é um refrigerante cuja fabricação utiliza quinino como flavorizante. Quinino, por sua vez, é uma substância que ocorre naturalmente na casca da árvore cinchona, que é uma espécie de planta que cresce naturalmente na América do Sul (1).





Cinchona pubescens rublaceae

Um comentário: